Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de abril de 2013

No dia mundial da Saúde, Lair cria mutirão de prevenção de doenças

Neste último domingo, Dia Mundial da Saúde, a superintendente da APRAESPI, Dra. Lair Moura, colocou em prática a primeira etapa de um antigo projeto pessoal: criar uma comissão popular de prevenção de doenças para toda a região do Grande ABC.

Para isso, ela organizou na própria APRAESPI um mutirão, que a partir de hoje realiza medição de pressão arterial nos funcionários. Também serão ministradas palestras com grupos de orientação multiprofissional sobre estilo saudável de vida. O evento é na verdade um teste, onde uma equipe médica indicará a Lair as diretrizes para que esse tipo de atendimento possa finalmente chegar à população.

Lair: "Não é ético conviver com tanta deficiência quando um número alto poderia ser evitado com ações simples"


Enquanto isso, Lair atua nos bastidores para que as primeiras comissões de prevenção sejam criadas logo. Ela mantém contato com a Secretaria Municipal de Saúde para tentar definir as datas e os planos de ações preventivas ainda neste semestre.

Para dar mais abragência ao projeto, a APRAESPI participará de mutirões em empresas, escolas e igrejas das sete cidades da região. Lair entrou em contato com as Câmaras das cidades vizinhas, para que os vereadores também se engajem no projeto de prevenção de deficiências. “70% dos casos de deficiências podem e devem ser prevenidos. Não é ético conviver com tanta deficiência quando um número alto poderia ser evitado com ações simples, algumas sem nenhum custo, apenas dependendo de vontade política”, completa Lair.



MAIS AÇÕES

Lair tem um histórico de luta em prol da Saúde Pública. Ela faz parte da Federação das Santas Casas do Estado de São Paulo e é provedora da Santa Casa de Batatais (355 km da capital).

À frente da APRAESPI, enfrenta agora um novo desafio: trazer para Ribeirão Pires um ‘Hospital de Olhos', com capacidade para realizar transplantes de córnea, cirurgias de catarata e tratamento para pacientes com glaucoma.

“Estamos adquirindo um terreno para lançar a pedra fundamental desse tão sonhado hospital’, garante Lair.


Não deixe de curtir o Facebook da APRAESPI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook