Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de junho de 2013

Fisioterapia e a prevenção de acidentes em idosos

Paciente Lázaro se recupera de AVC fazendo
fisioterapia na APRAESPI
Seja por problemas de saúde ou questões fisiológicas naturais do envelhecimento, os idosos estão mais propensos a sofrerem quedas graves. De acordo com estudos divulgados pela APRAESPI (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência) 70% das quedas em idosos ocorrem dentro de casa. 

“Portanto, é necessário redobrar os cuidados com eles e fazer pequenas mudanças em casa que no final faz grande diferença na vida da família”, destaca a fisioterapeuta da APRAESPI, Tatiane Mello.

Isso porque 38% das quedas em pessoas com mais de 75 anos resultam em fraturas, mas há o risco de ocorrerem acidentes ainda mais graves. “O ideal é que sejam instalados corrimões e tapetes emborrachados antiderrapantes em pontos estratégicos da casa. A boa iluminação também é fundamental. Independente do preço dessas instalações, que nem são tão caras assim, é muito mais vantajoso para os idosos e para a família”, aconselha Tatiane.

Existe, porém, um fator que ajuda tanto a diminuir o risco das quedas quanto na recuperação para idosos que sofreram esses acidentes: a fisioterapia. 

Prevenção
É comum que pessoas da terceira idade sejam acometidas por fraqueza muscular, desequilíbrio e degenerações articulares. Neste caso, a fisioterapia dá mais firmeza e equilíbrio ao caminhar.

Para os que já sofreram acidentes, a fisioterapia é um instrumento ainda mais importante. Além de ajudar a diminuir as dores do paciente, a técnica dá mais confiança para os idosos voltarem a praticar atividades físicas.

Lázaro Dename, 67, e a esposa Aparecida já aprenderam a lição. Após sofrer AVC, em fevereiro deste ano, o aposentado caiu dentro de casa e se fraturou. “Ele ficou muito mal por não poder mais andar”, conta Aparecida. 

Desde então, Lázaro faz fisioterapia na  APRAESPI. Dentro de algumas semanas, ele já voltou a andar. “Hoje em dia eu estou melhor. É tudo muito difícil, mas me sinto mais firme. Melhor que antes”, comenta Lázaro. A esposa completa: “Graças a Deus encontramos a APRAESPI”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook