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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Meu filho tem dificuldade de aprendizagem, e agora?

A importância da aprendizagem para um desenvolvimento positivo e completo da criança tem influenciado inúmeras pesquisas, focando as dificuldades e transtornos deste processo. 
A fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana e seus distúrbios, incluindo as áreas de audição, linguagem, voz e motricidade oral, sendo extremamente importante na avaliação e tratamento desses transtornos. Através de uma equipe multidisciplinar, a intervenção é estudada baseada em um extenso quadro tanto de causas como influências nas dificuldades de aprendizagem. 

















No ambiente escolar, muitas crianças apresentam sintomas como: dificuldade de se concentrar, desorganização, esquecimento, mau desempenho e problemas de socialização. Por isso, o diagnóstico varia desde transtorno de déficit de atenção e hiperatividade à desordem do processamento auditivo central. 
A desordem do processamento auditivo central é uma inabilidade do indivíduo em atender, discriminar, reconhecer, recordar ou compreender informações apresentadas aos canais auditivos, mesmo tendo níveis normais de inteligência e audição. A avaliação pode ser realizada a partir de dos cinco anos de idade, com o objetivo de verificar o risco de comprometimento das habilidades. 
No entanto, é a partir dos sete anos de idade que as avaliações trazem mais informações e seus dados são mais seguros, pois há grande variação de desempenho constatada até essa faixa-etária. Nos exames, incluímos a audiometria completa, imitanciometria com pesquisa de reflexos contra e ipsilateral, e de uma bateria de testes específicos, verbais e não-verbais, propondo uma análise qualitativa de audição. 
As crianças com desordem de processamento auditivo tem dificuldade em prestar atenção e lembrar de informações apresentadas, lidam melhor com informações visuais, apresentam problemas em seguir instruções e ouvem apenas um comando por vez. 
Um dos recursos utilizados no tratamento é o treinamento auditivo, que possibilita o desenvolvimento de habilidades auditivas e melhora a percepção da fala e, consequentemente, aumenta sua competência comunicativa. 
É importante levar em consideração as dificuldades, observar os sintomas e fazer os devidos encaminhamentos. Oferecer estratégias de ensino, juntamente com os professores, auxiliando as crianças, afim de minimizar os problemas, por meio de uma terapêutica mais eficaz, evitando ou mesmo diminuindo a evasão escolar. 

Luana Mass 
Fonoaudióloga CRFª 17.358

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