Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Lair: ‘Atuar na saúde tem sido uma vocação’

ENTREVISTA 
- Lair Moura, superintendente da Apraespi

Jornal Opinião Pública 

'Em minha vida política o principal objetivo é ser deputada estadual'


Quando o assunto é saúde, o grande destaque de 2013 na região foi a Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com deficiência). situada na vizinha Ribeirão Pires, a Associação liderou todas as grandes mobilizações e protagonizou as maiores conquistas do ano. E não foram poucas. Para relembrá-las, o jornal Opinião Pública entrevistou a superintendente Lair Moura, que recapitulou as principais vitórias e apresentou suas projeções para 2014.


Opinião Pública - A senhora tem uma forte atuação na área da saúde. Qual sua motivação por essa área? 
Lair -   Milito na área da saúde junto com as Santas Casas. Faço parte da Federação das Santas Casas e sou provedora da Santa Casa de Batatais. Mas meu foco principal é a reabilitação de qualidade para as pessoas com deficiência em todas as áreas. Na Apraespi estou há 44 anos, e durante todo esse tempo foram grandes as conquistas, dediquei minha vida para a causa. Atuar na saúde tem sido minha vocação. 


Neste ano a Apraespi conseguiu importantes avanços. Qual foi a maior conquista? 
Com certeza foi o credenciamento da Apraespi como CER IV (Centro Especializado em Reabilitação IV), que nos foi concedido pelo Ministério da Saúde. Como CER IV, a Associação ampliará sua capacidade de atendimento e pretende, em pouco tempo, atender a fila de espera em reabilitação para os quatro tipos de deficiência: física, auditiva, intelectual e visual.

Aliás, não posso deixar de falar do momento em que o credenciamento foi anunciado na Apraespi. Foi uma verdadeira festa! A diretoria e todos os funcionários vibraram muito, foi uma cena realmente emocionante. O CER IV foi a maior conquista do ano. 

 A inauguração do Centro Oftalmológico da Apraespi também foi um marco importante para a saúde da região. 
É verdade! A Apraespi inaugurou neste ano a primeira unidade oftalmológica, com consultório equipado com máquinas de última geração. O centro foi o primeiro passo para o projeto do Hospital de Olhos de Ribeirão Pires, um ambicioso sonho que com certeza realizaremos! 
Com recursos do programa Viver sem Limites, do governo federal, no qual o CER IV está vinculado, poderemos adquirir importantes equipamentos para a saúde visual. 

Com o CER IV, quais unidades da Associação terão os serviços ampliados? 
O Hospital Dia, por exemplo, vai poder atender muito mais pessoas. A construção do quarto andar da unidade segue a todo vapor. Com o aumento do fluxo de recursos pelo CER IV, o número de pessoas atendidas poderá, no mínimo, dobrar. Isso é muito importante, pois o tempo na fila de espera por atendimento em reabilitação será mínimo. Em pacientes acometidos por certas sequelas esse ganho de tempo pode ser decisivo na sua recuperação. 

Qual foi o maior desafio de 2013? 
Obter o CER IV para a Apraespi. Fui para Brasília várias vezes, conversei com o ministro Alexandre Padilha (Saúde), com a coordenadora da Saúde da Pessoa com Deficiência, Dra. Vera Mendes. Eu e minha equipe de trabalho tivemos momentos árduos e noites mal dormidas, mas no fim tivemos o prazer de apreciar o doce sabor da vitória: a Apraespi finalmente foi habilitado pelo Ministério da Saúde como um Centro Especializado em Reabilitação IV, pronto para atender o cidadão com saúde de qualidade através do SUS. 

E o que esperar para 2014? 
Na Apraespi é inaugurar o quarto andar do prédio que abriga o CER IV e iniciar a ampliação da unidade, com outros quatro andares. 
Em minha vida política o principal objetivo é ser eleita deputada estadual. Se já consegui tantas vitórias sem ser parlamentar, na Assembleia Legislativa poderei fazer muito mais. Lutar pelos direitos do cidadão é minha missão, onde quer que eu me encontre.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook