Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Prefeito Volpi ainda não efetua repasse da verba SUS para APRAESPI

O prefeito Clóvis Volpi (PV) em entrevista ao jornal “Folha de Ribeirão Pires”, publicado em 13 de dezembro, garante que a Prefeitura de Ribeirão Pires já fez o repasse da enviada pelo Ministério da Saúde para a APRAESPI e ainda afirma que em sete anos de governo, já enviou mais de R$34,2 milhões para a Instituição.
 
No entanto, as declarações do prefeito não foram confirmadas na prática. O repasse de outubro não foi efetuado, conforme apontam documentos apresentados pelo Banco do Brasil, onde a Administração Municipal deveria depositar os valores que a APRAESPI tem por direito. No extrato financeiro da conta bancária da entidade, de 01 até 14 de dezembro não consta nenhum depósito por parte da prefeitura.
 
Na conta que a APRAESPI possui na Caixa Econômica Federal também não foi constatado nenhum repasse. Portanto, se comprova que não houve o pagamento.
 
Em relação aos R$34,2 milhões que Clóvis Volpi afirma ter enviado a APRAESPI, essa quantia na realidade foi obtida pela própria entidade através de um convênio junto ao governo federal. O gestor não teve nenhum mérito na conquista desse investimento que é da Região do ABC, e não só de Ribeirão Pires.
 
Os valores da verba SUS são enviados para a prefeitura, que é obrigada a repassá-los para a entidade conveniada em até 15 dias.
 
Essa não é a primeira oportunidade que o prefeito Volpi atrasa o repasse das verbas do convênio que a APRAESPI conseguiu junto ao Ministério da Saúde.
Neste ano, a Prefeitura de Ribeirão Pires desrespeitou os termos do convênio e encaminhou a verba fora do prazo em todos os meses. A parcela referente a março só foi recebida pela APRAESPI após 35 dias de espera, enquanto a de outubro já é aguardada há mais de 40 dias.
 
Segundo William Simi, advogado da instituição, o Ministério Público teve de ser acionado por diversas vezes para fazer com que o gestor cumpra sua obrigação.
 
Ainda na mesma reportagem, o prefeito afirma: “Tão logo a Câmara aprove o projeto de remanejamento de verbas, a APRAESPI receberá o recurso”. O presidente da Câmara Municipal Gerson Constantino (PSD), em entrevista ao “Jornal APRAESPI Notícias”, admitiu estar espantado com tal declaração.
 
“Quero deixar bem claro que não temos nenhum projeto de remanejamento na casa. Pelo que foi dito na reportagem, dá a entender que o projeto já está na casa para ser aprovado, quando na verdade não está. Nós votaremos tão logo o projeto chegue a casa, mas por enquanto nada nos foi passado”, finalizou Constantino. 
 
Dra. Lair Moura, superintendente da APRAESPI, se mostra descontente com os últimos acontecimentos: “A APRAESPI lamenta que prefeito tenha chegado a esse ponto e aguarda providências que serão tomadas pela Promotoria”, completou Lair. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook