Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2013

Lair conquista atendimento de qualidade para alunos autistas

Por Diego Simi

Para oferecer um tratamento voltado às crianças com autismo, a APRAESPI criou em 2003 o CATI (Centro de Atendimento aos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento). Atualmente 111 crianças são atendidas na unidade.


Elaine e a sorridente Rayssa no CATI

O centro foi fruto do trabalho da superintendente Lair Moura, que conseguiu recursos junto ao Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Educação mostrando a importância de oferecer um atendimento que se adeque a todas as necessidades das crianças autistas.


O CATI conta com uma equipe completa de profissionais especializados em Saúde e Educação. Os métodos utilizados ajudam a tornar as crianças mais sociáveis. Isso faz a diferença na vida de muitas famílias.

É o caso da dona de casa Elaine Chevidal e de sua filha Rayssa. Antes de vir para a APRAESPI, há dois anos, Rayssa era uma criança hiperativa, dormia pouco e impedia a mãe de ajudá-la nas atividades do cotidiano, como escovar os dentes e comer.

Em pouco tempo de APRAESPI, Elaine se surpreendeu. “Eu não acreditei! Em poucos meses ela já escovava os dentes e comia sozinha. Ela fala algumas palavras, brinca, faz desenhos lindos”.

O alto investimento no CATI trouxe um retorno que, para famílias como a de Elaine, “não tem preço”. “Nunca vou me esquecer quando ela me chamou de ‘mamãe’ pela primeira vez. Depois de tudo que passamos. Só tenho a agradecer a APRAESPI”, conta a mãe emocionada.
 

Abril é o mês internacional do autismo

02 de abril é oficialmente o dia mundial de conscientização do autismo. A data foi instituída pela ONU em 2007.

Nesse dia os principais monumentos do Brasil e do mundo são iluminados por luzes azuis, cor símbolo do autismo. A APRAESPI distribuirá folhetos e fitas azuis no dia em Ribeirão Pires.

Estima-se que são cerca de 70 milhões as pessoas com autismo no mundo, com 2 milhões só no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook