Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Fiquei chocada quando soube que quase 20% das minhas colegas morreram de câncer de mama

DEPOIMENTO

Lair Moura
- Superintendente da Apraespi

Estive em Jaú no fim de semana, no encontro com os formandos do curso de magistério que fiz em 1968. Éramos 60 alunos.

Fiquei chocada quando soube que dez companheiras que concluíram o curso morreram de câncer de mama, isto é, praticamente 20% da sala. É um número altíssimo. Infelizmente, a prevenção tanto do câncer de mama quanto de colo de útero e ovários não é levada a sério no Brasil. 

Sabendo da morte das companheiras de magistério, conversei com as colegas presentes no encontro sobre a campanha que estou desenvolvendo no ABC e resolvi propor uma ação semelhante ali.  A reação das minhas amigas me surpreendeu, mas positivamente: todas  aceitaram o desafio e demonstraram estar extremamente engajadas na luta pela prevenção. Agora, em Jaú, cidade de algumas presentes, se iniciou a busca por melhorias nas políticas públicas de prevenção do câncer de mama. 

Isso mostra que só com mobilização é possível fazer valer aqui no ABC o direito do cidadão. Neste caso, das cidadãs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook