Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Lair busca apoio das Apaes para aprovar lei por educação especial

Objetivo é garantir que governo estadual financie escolas especiais filantrópicas

Lair negocia com Ubiali apoio da Federação das Apaes
O desafio de manter as Apaes funcionando continua para Lair Moura. A superintendente da Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência) trabalha pela aprovação de uma lei nos moldes da que criou no Paraná o programa Todos Iguais pela Educação, que torna obrigatório ao governo estadual o financiamento de escolas especiais filantrópicas. Para isso, ela busca apoio das 300 Apaes do Estado para cobrar celeridade dos deputados estaduais na votação do projeto.

A superintendente atuou intensamente durante as últimas semanas enviando ofícios às Apaes para engrossarem as fileiras a favor da criação da lei. Ela conversou sábado, 12, com o presidente da Federação das Apaes do Estado de São Paulo, Marco Ubiali, que prometeu fortalecer a causa. "A Federação das Apaes com certeza reunirá todas as associações em um esforço conjunto para aprovar a lei em São Paulo".

Lair deve continuar sua peregrinação pelas escolas especiais do interior e litoral, que seguirá até o fim deste ano. "Agora é a vez das Apaes e demais escolas filantrópicas especiais mostrarem sua força, cobrando do governo o justo financiamento pela viabilização do direito à educação das crianças com deficiência", afirmou.

Além do apoio das Apaes, Lair se articula para fortalecer o movimento com representantes dos poderes Executivo e Legislativo do Estado de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin já foi oficiado a respeito do projeto, assim como os deputados estaduais.

O objetivo de Lair é assegurar que as escolas especiais continuem a receber recursos públicos, independente do que for decidido na Conae (Conferência Nacional de Educação), marcada para fevereiro de 2014, em Brasília. Ela pretende se antecipar à conferência reunindo o movimento apaeano para garantir a aprovação de uma lei favorável às escolas filantrópicas ainda neste ano. "Só assim a Apraespi e as Apaes estarão protegidas para continuar oferecendo educação gratuita de qualidade para milhares de crianças com deficiência”, justificou.

SUCESSO
Aprovado em agosto no Paraná, o programa Todos Iguais pela Educação é considerado um sucesso pelas escolas especiais. Mais de 413 instituições foram assistidas, beneficiando 42 mil alunos com deficiência. O governo paranaense destinará até a metade do ano que vem mais de R$ 436 milhões às escolas de educação básica na modalidade educação especial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook