Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Apraespi faz a diferença para Rio Grande da Serra

Em 45 anos, Apraespi reabilitou centenas de moradores de Rio Grande

Lair conversa com Elaine, mãe de criança atendida na Apraespi
// Foto: Fernando Soares / Melhor do Comércio

- Mais Conteúdo 

Quando se trata de reabilitação para pessoas com deficiência, é possível dizer que Rio Grande da Serra está bem servida. O município conta com a Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência), que na vizinha Ribeirão Pires oferece à população atendimento de qualidade em saúde, educação e assistência social. 

Em suas seis unidades, a associação atende todos os dias mais de 150 famílias de Rio Grande. O número é maior até do que o da bem estruturada Apae local. Com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação IV - credenciamento dado pelo SUS a entidades que atendem os quatro tipos de deficiência), a tendência é que a quantidade de pessoas recebidas aumente ainda mais. 

Rio Grande tem 75 crianças e jovens recebendo atendimento educacional na Apraespi, seja em ensino básico, profissionalizante ou especial para autistas. Já em saúde, são mais 80 pessoas recebendo tratamento em medicina física e OPM (órteses, próteses e meios de locomoção). “As famílias de Rio Grande da Serra podem ter o conforto de contar com uma entidade séria, bem estruturada, bem localizada e com um atendimento de total excelência. A Apraespi preenche todos esses requisitos e a parceria com Rio Grande é um grande sucesso e faz toda a diferença na vida de muitas famílias”, comenta Lair Moura, superintendente da Associação, que foi agraciada com o título de Cidadã Riograndense.

Elaine Bispo Soares é uma das muitas mães que hoje podem contar com a estrutura da Apraespi. Seu filho de 5 anos permanece na Entidade por 4 horas diárias em sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, pediatria e fonoaudiologia. A mãe destaca que o apoio oferecido pela equipe multidisciplinar de saúde faz toda diferença no cotidiano da família: “a equipe da Apraespi me ajuda bastante. Além da reabilitação, me orientam no cuidado do meu filho em casa. Com tudo isso, hoje meu filho é uma criança mais comunicativa, mais animada. Estou muito feliz”. 

Assim como Elaine, qualquer família de Rio Grande da Serra tem à disposição todo o profissionalismo e o carinho da equipe da Apraespi. O cidadão que precisar de aparelho auditivo ou cadeiras de rodas (inclusive motorizada), pode sempre procurar a associação.  A associação está à disposição das famílias, com serviços garantidos pelo SUS, fruto de muitas negociações de Lair o hoje ex-ministro Alexandre Padilha. Além da deficiência intelectual, física e auditiva, a associação abriu atendimento também para pessoas com deficiência visual. Para ter acesso a esses serviços, o cidadão pode entrar em contato através da central de vagas de Rio Grande da Serra: (11) 4820-8020. É possível entrar em contato diretamente com a Apraespi, pelo e-mail apraespi@apraespi.org.br, pela página facebook.com/Apraespi ou pelo telefone (11) 2505-9050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook