Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de julho de 2013

APRAESPI: uma das maiores redes de reabilitação do País

Com 45 anos de atendimento, o centro ultrapassou as divisas da pequena Ribeirão Pires para se tornar uma das maiores redes de reabilitação do País

Por Diego Simi


Só no Hospital Dia, a maior unidade da APRAESPI, 550 famílias das
sete cidades são atendidas diariamente

Quase meio século de atuação na região do Grande ABC, seis unidades que juntas atendem mais de  2000 famílias com saúde e educação de qualidade e geram emprego para 350 funcionários. É dessa forma que se resume a importância da APRAESPI (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência) para os serviços públicos regionais.

Tudo começou em 1967, quando o tradicional casal ribeirãopirense Valentino e Adélia Redivo, ao procurar uma escola para a filha com deficiência intelectual, percebeu que a cidade não estava servida de uma unidade para crianças com deficiência. Para  solucionar esse problema, o casal doou o terreno onde funcionara a então APAE de Ribeirão Pires.

Se hoje a associação é um dos maiores e mais importantes centros de reabilitação do País, os primeiros dias foram bem mais modestos. “Nós atendíamos poucas pessoas. Com a ajuda da diretoria e da comunidade, nós fazíamos o melhor com o pouco que se tinha”, relembra o professor Wheeler Sanches, primeiro presidente da APRAESPI. 

Foi no começo da década de 1970, no entanto, que a entidade deu sua grande guinada para enfim crescer. A chegada de duas visionárias professoras mudou para sempre a história da associação. Lair Moura, hoje superintendente da APRAESPI, e Leo Moura, atual vice-prefeita de Ribeirão, ambicionavam algo muito maior.

Elas planejavam criar um Centro de Reabilitação completo para atender a população do Grande ABC em  suas principais necessidades: educação e saúde com atendimento de qualidade.

“Nossa convicção sempre foi de que é impossível reabilitar pessoas com deficiência sem oferecer uma educação especializada, saúde de qualidade e todo um amparo em assistência com a família. Esse é um dos segredos do sucesso da APRAESPI”, conta Lair.

Com essa linha de atuação, as primeiras conquistas começaram a aparecer. Em uma época  em que as pessoas com deficiência enfrentavam enorme preconceito no mercado de trabalho, a APRAESPI criou seu centro profissionalizante. Desde então, mil jovens saíram de lá com emprego garantido. 

Na virada do século, veio um trinca de conquistas. Foram inaugurados uma clínica audiológica e um centro especializado em autismo, que hoje atende 110 crianças. Mas o maior e mais ambicioso projeto veio na sequência: o Hospital Dia. A unidade dispõe de um centro de medicina física e uma unidade de cuidados diários para pacientes com doenças degenerativas. Conta com uma equipe composta por psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. 

Com aporte do SUS, o hospital contempla os pacientes das sete cidades da região com órteses, próteses e cadeiras de rodas.

Graças à este extenso trabalho, a APRAESPI é hoje referência do Ministério da Saúde em reabilitação física e é considerada pelo órgão como um modelo de eficiência e gestão. 

“Cada tijolinho colocado foi fruto de muito esforço e dedicação da nossa diretoria e do povo que sempre nos acolheu e nos ajudou. Vamos continuar lutando para que a APRAESPI continue crescendo e atendendo cada vez mais pessoas”, afirma orgulhoso o presidente João Domingues.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook