Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Apraespi protesta na Assembleia Legislativa contra fim da educação especializada

Representantes da Apraespi lotam Assembleia Legislativa

Faixas, bandeiras, palavras de ordem e um auditório totalmente abarrotado. Esse foi o clima que tomou conta da audiência pública da última quarta na Assembleia Legislativa. Centenas de representantes de Apaes de todo o Estado, além de 200 funcionários e familiares de usuários da Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência), marcaram presença para se manifestar contra a Meta 04 do Plano Nacional de Educação, que menciona a extinção das escolas de educação especial em todo o território nacional até 2018.

Por se tratar de um projeto de âmbito federal, os deputados estaduais presentes na audiência foram unânimes ao esclarecer que não poderiam criar nenhum projeto para manter a educação especializada para alunos com deficiência no Estado, embora sejam favoráveis à esta proposta. No entanto, os parlamentares garantiram que cobrarão de senadores e deputados federais de seus respectivos partidos a derrubada do projeto em Brasília.      

Lair entrega aos deputados ofício de moção de repúdio
 à proposta do Conae, que será encaminhado ao MEC

"O projeto do  Plano Nacional de Educação fere a Constituição Paulista e desrespeita uma importante conquista das Apaes, quando nós, junto com os deputados, mudamos a peça constitucional", explica Lair Moura, superintendente da Aprespi.  O artigo 258 da Constituição do Estado de São Paulo diz que "a assistência financeira às instituições de ensino filantrópicas" é responsabilidade do Estado. 

Lair distribuiu ofícios aos deputados, pedindo para que encaminhem ao Ministério da Educação moção de repúdio contra a proposta do Documento Referência da “Conferência da Educação”, que torna inviável às Apaes manterem o atendimento educacional. O mesmo documento será enviado a vereadores de 257 municípios de São Paulo. 

Participação Popular
A audiência pró-educação especial contou com enorme participação popular. Das muitas faixas trazidas pelos manifestantes, uma delas dizia: “as famílias devem ter o direito de escolher onde seus filhos irão estudar”.

Intercalado aos discursos dos deputados, a fala que roubou a cena no púlpito foi a de Roberto da Silva, o Robertinho, 49, ex-aluno da Apae de São José do Rio Preto. "Eu peço ao governador que apoie as Apaes! Nós queremos que o governador ajude. Em vez de andar tanto de avião, ele poderia descer e ajudar as Apaes", bradou, arrancando aplausos da platéia e deixando os deputados governistas em uma tremenda saia-justa. 

“Fiquei muito feliz pela Apraespi e as Apaes terem comparecido em peso à Assembleia Legislativa. Foi uma manifestação justa e democrática, mostrando a força do cidadão, mostrando que finalmente o ‘gigante acordou’”, afirmou uma professora da Apraespi, fazendo referência às manifestações que paralisaram o País em junho.

A audiência terminou com a platéia entoando em coro, à plenos pulmões, o manifesto de resistência contra o fim da educação especial. “Não à inclusão radical! Não à inclusão radical!...”.

Passeatas
Ao final da audiência, ficou decidido que as Apaes serão guiadas pelos parlamentares para que amanhã, em Brasília, se forme a 'Frente Parlamentar pela Educação Especializada', que tentará manter esse serviço em instituições filantrópicas. No mesmo dia está programada uma passeata organizada pela Apraespi no centro de Ribeirão Pires protestando contra o fim das escolas especiais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook