Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Lair Moura participa de debate na TV Assembleia

Lair conversa com o jornalista Jorge Machado na TV Assembleia

A superintendente da Apraespi, Lair Moura, esteve na última terça-feira nos estúdios da TV Assembleia, onde gravou o programa “AL Debate”, apresentado pelo jornalista Jorge Machado. A pauta do debate foi a proposta da Conferência Nacional de Educação (Conae), que até 2018 pode extinguir o atendimento educacional em Apaes e centros filantrópicos.

Além de Lair, participaram do encontro a representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação, Professora Célia, e o diretor da Apae de Ipaussu (370 km da capital), Vinícius Pedraci. 

No debate, a superintendente se manteve contrária ao projeto do Conae e defendeu o financiamento público para o atendimento educacional em instituições filantrópicas, como é o caso da própria Apraespi no Grande ABC. “Quando estava na Federação das Apaes, nós, junto aos deputados, mudamos a Constituição do Estado para garantir os direitos das pessoas com deficiência. Não é justo que venham agora e acabem com esse direito. É um retrocesso”, justificou.

A proposta do Conae já foi aprovada no final do mês passado na Câmara dos Deputados e segue agora para ser apreciada no Senado. 

Lair fez referência também ao artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que diz que a educação especial deve começar ao zero ano. Segundo ela, “a lei não é respeitada em nenhum lugar”.

“Eu achei o debate muito positivo e esclarecedor e tenho certeza que formará a opinião de muitos cidadãos. A luta por educação especializada não deve ser só das Apaes e nem minha, mas deve ser um objetivo da sociedade consciente de seus direitos”, avaliou Lair nos bastidores.

 O programa foi ao ar ontem, às 21h, e será reprisado durante a semana na TV Assembleia. A íntegra do debate será postada semana que vem na página www.facebook.com/APRAESPI.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook