Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

APRAESPI aumenta vagas para autistas de Mauá

Apraespi e Prefeitura de Mauá podem firmar convênio que beneficiará mais 12 crianças autistas 

Braga analise proposta entregue por Lair


Jornal Opinião Pública
Colaboração de Diego Simi

Apraespi e Prefeitura de Mauá podem firmar convênio que beneficiará mais 12 crianças autistas O prefeito Donisete Braga (PT) se reuniu na manhã desta terça-feira com a superintendente da Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência), Lair Moura, para discutir a viabilidade de fechar uma parceria para atender a demanda de autismo de Mauá na Associação. 

 Braga estuda a liberação de recursos para ajudar na construção de três salas no Cati (Centro de Atendimento aos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento) - o centro de autismo da Apraespi -, onde serão recebidas 12 crianças (de 2 a 5 anos) do município nos períodos da manhã e da tarde. Devido às especificidades comportamentais de crianças com autismo, a Apraespi põe no máximo cinco alunos por sala. 

"Foi um convênio importantíssimo", avalia Lair. "As pessoas podem ver que são 12 crianças e achar pouco, mas o custo para atender um autista é muitas vezes maior do que para alunos ditos comuns. Foi uma conquista".

O prefeito vê com bons olhos a possibilidade de financiar vagas para alunos de Mauá também na escola da Apraespi. “Nós levantamos que Mauá precisava atender crianças com autismo e a estrutura da Apraespi nos chamou a atenção”, declarou Donisete Braga. “Somos um governo que se preocupa com a educação, principalmente dessas crianças”.

Ficou acertado que a administração municipal arcará com o transporte dos alunos até Ribeirão Pires. A Prefeitura de Mauá já mantém uma boa parceria com a Apraespi. É a única da região que repassa subvenção para a Associação.

Referência
 Inaugurado em 2001, o Centro de Autismo da Apraespi é referência do Ministério da Saúde, considerado um dos mais bem qualificados do País na especialidade. Lá as crianças autistas estudam em salas de aula adaptadas e são atendidas por uma equipe multidisciplinar de saúde composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook