Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Lair tem apoio das câmaras de Ribeirão e Rio Grande em moção

Vereadores querem criação de programa Todos Iguais Pela Educação; Presidente analisa pedido

Lair discursa na Câmara de Ribeirão


As câmaras de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra encaminharam à presidente Dilma Rousseff documento solicitando elaboração e aprovação de um projeto que institua para todo o País o programa Todos Iguais Pela Educação, oferecendo apoio permanente às escolas especiais filantrópicas. A iniciativa partiu da superintendente da Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência), Lair Moura, que contatou com vereadores das duas cidades. 

Lair discursou nas duas casas de leis e agradeceu o apoio de todos os parlamentares. No entanto, ressaltou que ainda há muito a ser feito: “precisamos da presidente Dilma e de todo o Congresso Nacional para aprovar essa lei e manter garantidos os direitos das pessoas com deficiência”.

“É nosso dever contribuir para preservar o atendimento de uma instituição tão importante quanto a Apraespi. No que for necessário, a entidade pode contar com o apoio desta casa”, declarou Edson Savietto, o Banha (PDT), membro da mesa diretora da Câmara de Ribeirão Pires.

"Tinha certeza que todos os vereadores assinariam essa moção, é nosso dever defender o povo, ainda mais os deficientes", afirmou o vereador Manoel Messias (PV), autor do projeto em Rio Grande da Serra. 

A moção dos vereadores é anunciada poucos meses antes da realização da Conae (Conferência Nacional de Educação), marcada para fevereiro do ano que vem, em Brasília. Entre as propostas votadas na conferência que mais preocupam as Apaes, está a que sugere o congelamento e a extinção de todos os convênios do governo com os centros educacionais filantrópicos. 

Enquanto ocorrem os debates para aprovar no Congresso o programa Todos Iguais pela Educação, a versão paulista da lei segue em pauta em três comissões da Assembleia Legislativa. “Vou continuar lutando para que seja aprovada essa lei em São Paulo. Mas o ideal para todo o cidadão com deficiência brasileiro é que o Congresso Nacional institua o seu programa Todos Iguais pela Educação e, assim, contemple todas as cidades do País”, destacou Lair.

Programa
O programa Todos Iguais Pela Educação já é lei no Paraná, tornando obrigatório que as escolas básicas de educação especial tenham os mesmos direitos de recursos que o governo destina às escolas da rede estadual de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook