Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Padilha e Lair negociam ampliação no atendimento a deficientes pela Apraespi

Com credenciamento do SUS, Apraespi prevê zerar fila de espera em até três anos

- Brasília

Lair e Padilha posam para foto após reunião
Aproveitando o lançamento do programa Mais Santas Casas, do Ministério da Saúde, realizado em Brasília na última quinta-feira, a superintendente da Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência) Lair Moura se reuniu com o ministro Alexandre Padilha, onde solicitou que o SUS credencie a associação como CER IV (Centro Especializado em Reabilitação IV). Caso o pedido seja atendido, a fila de espera por atendimento em reabilitação pode ser zerada.

O CER IV é um credenciamento do Ministério da Saúde que só é dado a unidades que atendem os quatro tipos de deficiência: física, intelectual, auditiva e visual. 

A vantagem de ser um CER IV está no financiamento subsidiado pelo SUS. Mais recursos serão destinados para o custeio dos atendimentos, sem contar a verba extra para bancar órteses, próteses e meios de locomoção. O Ministério da Saúde encaminha recursos também para reforma, readequação ou ampliação.

Alexandre Padilha deverá providenciar o credenciamento até março de 2014. “A Apraespi faz um trabalho excelente e é merecedora do credenciamento”, comentou o ministro. 

Com 360 funcionários, a APRAESPI tem estrutura física e recursos humanos compatíveis para receber o credenciamento. A entidade é mantenedora do Hospital Dia, que trata pessoas com deficiência física e intelectual. Possui ainda um centro audiológico e desde o ano passado presta atendimento oftalmológico.

“É questão de tempo para a Apraespi ser reclassificada como CER IV e dar um grande passo para atender a demanda em reabilitação, sendo cumpridas todas as etapas necessárias para um tratamento eficaz”, afirmou otimista Lair Moura. 

‘Viver sem Limites’
A Apraespi confirma no próximo dia 14 sua adesão ao programa Viver sem Limites, do governo federal.  Em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Prefeitura de Ribeirão Pires, serão desenvolvidas ações para ampliar o atendimento de pessoas com deficiência nas áreas de saúde, educação, inclusão e capacitação profissional e assistência social.

Segundo o Censo 2010, o País possui 45,6 milhões  pessoas com deficiência - 24% da população -.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook