Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

‘Quero ver a população enxergando melhor’

Superintendente da Apraespi, Lair Moura desenvolve ações para fazer de Ribeirão um pólo de reabilitação em deficiências visuais

Lair conversa com oftalmologista sobre projetos desenvolvidos pela Apraespi

Desde 2012 começou a se formar, em Ribeirão Pires, uma rede de parcerias públicas que podem fazer a diferença na vida dos 8.299 cegos e das 64.982 com grande dificuldade de enxergar que vivem na região do Grande ABC. Até então desprovida aparelhos eficazes voltados a esse público, a estância turística vê surgir projetos idealizados pela superintendente da Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência), Lair Moura, que possibilitam tornar a cidade referência no atendimento de pessoas com deficiência visual. 

Uma das iniciativas é o chamado Projeto Glaucoma, que pretende promover um mapeamento da doença nas cidades de Ribeirão e Rio Grande da Serra, com a criação de um banco de dados que determine a quantidade de pessoas que precisam de atendimento e em que áreas esse contingente populacional está distribuído. Com esse número em mãos, é possível escalar a quantidade de oftalmologistas e em quais comunidades irão trabalhar. O oftalmologista Antonio Carlos da Silva Queiroz explica que as ações devem se intensificar na região: “Nós já traçamos todas as ações e vamos colher os frutos mais rápido do que imaginamos. Precisaremos ainda mais de doações colírios anestésicos, colírio para cicloplégia e lenços de papel”. Para reforçar a campanha, o médico espera contar com doações das empresas farmacêuticas da região.

Na área educacional, foi desenvolvido o projeto Boa Visão na Escola, criado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, visando organizar um mutirão para percorrer as escolas públicas do município e verificar as condições visuais de cada criança. Todos os dados colhidos deverão ser anotados em fichas, que serão utilizadas para solicitar óculos aos alunos que apresentarem necessidade. O objetivo é minimizar a dificuldade de aprendizado que algumas crianças sofrem por não enxergarem bem. 

Porém, o maior e mais ambicioso projeto é o Centro de Oftalmologia no Hospital Dia, da Apraespi, inaugurado em junho deste ano. A unidade servirá como um esboço do Hospital de Olhos de Ribeirão Pires, que pode liquidar a fila de espera regional. Os equipamentos utilizados no centro oftalmológico serão os mesmo que farão parte hospital.

“A Apraespi adquiriu equipamentos ultramodernos para iniciar as atividades no Hospital de Olhos, que futuramente fará transplante de córnea, cirurgias de catarata, tratamento de glaucoma, sempre levando saúde de qualidade para a população”, revelou a superintendente da associação, Lair Moura. 

Ainda em 2012, Lair encaminhou integrantes da equipe multidisciplinar da Apraespi para um curso de capacitação de avaliação visual em Belo Horizonte.

Atualmente são atendidas aproximadamente 50 pacientes por semana no centro oftalmológico, que passam por procedimentos médicos, exames e aferições. A expectativa é que, com a construção do Hospital de Olhos, a fila de espera em atendimento oftalmológico seja zerada. Já classificada como CER IV, credenciamento do Ministério da Saúde que só é dado a unidades que atendam os quatro tipos de deficiência (física, auditiva, intelectual e visual), a Apraespi dentro de alguns meses passará a receber os recursos para fazer de Ribeirão Pires uma referência na especialidade. Lair completa: “quero ver a população enxergando melhor”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook