Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de maio de 2013

A importância do teste da orelhinha em recém nascidos


ENTREVISTA - Harry Cristian Muñoz

Por Diego Simi 

Recém nascido passar por exame audiológico na APRAESPI
O teste da orelhinha é um programa de avaliação da audição em recém nascidos. Instituições do mundo todo reafirmam sua importância para o diagnóstico precoce de possíveis casos de perda auditiva, uma vez que a incidência do problema é de 2 a 4 a cada 2 mil bebês nascidos vivos no mundo.

Através de um convênio com o SUS, a APRAESPI cumpre  seu papel na prevenção de deficiências e realiza o teste para a população do Grande ABC. Harry Cristian Muñoz, coordenador da Clínica Audiológica da APRAESPI, conversou com a nossa reportagem e explicou um pouco mais sobre como deve ser feito e o quão importante o teste da orelhinha é.

Qual é o período ideal para que o teste da orelhinha seja feito?
Cristian - O ideal é que o exame seja feito entre o segundo e terceiro dia de vida da criança. Lembrando sempre que esse tipo de teste é obrigatório.

Como funciona esse exame?
Cristian - Se introduz um fone de ouvido no bebê emitindo sons. Através do retorno (eco) desses sons, registrados em um computador, é possível avaliar se as partes internas da orelha estão em pleno funcionamento. Vale lembrar que não dói nada para a criança.

Existem casos em que o exame da orelhinha é especialmente mais importante?
Cristian - Na realidade, todos os recém nascidos devem passar por este exame. No entanto, há alguns grupos de risco que não podem ficar sem o teste da orelhinha de forma alguma: bebês prematuros, de baixo peso, com algum tipo de alteração no nascimento ou com infecções neonatais congênitas como rubéola e sífilis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook