Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dra. Lair: mais um presente para Ribeirão


Depois de trazer para Ribeirão um Centro Profissionalizante, uma Escola para alunos com deficiência, um Centro de Autismo e um Hospital Dia de Reabilitação Física - que juntos somam mais de 2000 atendimentos diários -, Lair Moura anunciou no dia 05 de abril, data de seu aniversário, mais um presente para a região do ABC: um ‘Hospital de Olhos’ com capacidade para realizar transplantes de córnea, cirurgias de catarata e tratamento para pacientes com glaucoma. 



A maior parte de sua vida foi dedicada a Ribeirão Pires, trazendo cuidados em saúde a um número cada vez maior de pessoas. “A Lair faz aniversário, mas quem ganha presente é a cidade”, comentou o presidente João Domingues de Oliveira enquanto o bolo era cortado. 

A superintendente  da APRAESPI ainda tem pela frente uma longa caminhada para a implantação do projeto em Ribeirão Pires, mas o primeiro passo já foi dado. “Estamos adquirindo um terreno que fica bem pertinho aqui da APRAESPI para, aí sim, lançar a pedra fundamental desse tão sonhado hospital”, revela. 

Lair tem ocupado boa parte de seu expediente com  o planejamento do atendimento no Hospital. A primeira sondagem  foi  feita ainda no ano passado, quando integrantes da equipe multidisciplinar do Hospital Dia e da Escola Valentino Redivo  passaram por um curso de capacitação em Belo Horizonte para oferecer atendimento a pacientes com desordem no processamento visual. 

O Ministério da Saúde será o principal  parceiro para que a APRAESPI seja credenciada como CER-4, isto é, um Centro Especializado em Reabilitação para as quatro deficiências: física, auditiva, intelectual e visual. 

No entanto, o SUS não será a única fonte de recursos. A Entidade já se organiza para arrecadar fundos junto a empresas e prefeituras, além do governo estadual. “Nós contamos também com o apoio da população”, completa Lair. Uma das principais iniciativas é a instalação do Bazar APRAESPI. O projeto atuará recolhendo móveis e utensílios usados, que serão reformados e vendidos.

TETO SUS
Também na área da Saúde, a APRAESPI está fazendo gestões junto ao prefeito Saulo Benevides (PMDB), para recompor o teto SUS perdido na administração anterior. O valor foi de R$ 2 milhões ao ano desde 2009. O governo anterior foi responsável pela perda de mais de R$ 10 milhões do teto regional SUS para reabilitação. “Além do teto perdido, precisamos adequar este teto ao aumento da demanda, que foi bastante grande nesses anos. Isso elevou a fila de espera em todos os atendimentos”, destacou Lair. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook