Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Lair denuncia Prefeitura por atraso em repasse de verbas SUS

Lair entrega texto a assessor do Ministério da Saúde,
que irá repassá-lo a Alexandre Padilha

A superintendente da APRAESPI (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência), Lair Moura, apresentou neste mês moção ao Ministério da Saúde para beneficiar entidades filantrópicas que sofrem com a demora do repasse de verbas por parte das Prefeituras, como é o caso de Ribeirão Pires com a Associação.  

O texto foi aprovado por unanimidade no Congresso das Santas Casas, que foi realizado em Campinas. O representante do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, recebeu a solicitação das mãos de Lair e se comprometeu a entregá-la ao ministro Alexandre Padilha. 

O SUS repassa os recursos sempre no primeiro dia de cada mês, mas a administração municipal  usa o dinheiro para outras finalidades.

“A APRAESPI foi obrigada a emprestar R$ 350 mil da Caixa para honrar seus compromissos, sendo que o dinheiro do SUS já está na mão da Prefeitura há 15 dias”, disse Lair. 

O prefeito Saulo Benevides afirmou que mandou o secretário de Saúde, Fernando Antônio Blondi, realizar os repasses para a APRAESPI.

Entretanto, Blondi se negou a repassar a verba. “A Secretaria de Assuntos Jurídicos entende que o Município deverá continuar realizando os repasses de acordo com as diretrizes da Portaria nº. 3.478”, afirmou em ofício. 

“Quase todos os prefeitos do País repassam os recursos do SUS assim que chegam de Brasília. Não adianta o SUS pagar rigorosamente em dia se o prefeito usa o dinheiro para outras coisas”, questionou ela.

Essa não é a primeira vez que a Associação sofre com a demora no repasse de verbas. Na gestão da petista Maria Inês Soares (1997-2004), a demora chegou a 68 dias. No governo seguinte, do ex-verde Clóvis Volpi (2005-2012), o atraso ultrapassou a marca de 90 dias. 

Lair diz que esperava atitude diferente de Saulo Benevides, já que a APRAESPI teve participação decisiva em sua vitória. “Ele [Saulo] não paga porque não quer, porque se ele quisesse mesmo pagar, ele faria como os demais prefeitos do país que pagam em dia”.

2 comentários:

  1. Lair, parabéns pela atitude. O atraso no pagamento do SUS acontece na minha cidade. Assim, torço para seu apelo dar certo.

    ResponderExcluir
  2. A APRAESPI luta pela justiça social. Independente de quem esteja no governo, nós sempre teremos um lado: a luta pelo direito das Pessoas com deficiência.

    Obrigado pelo comentário e continue acompanhando o nosso blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook