Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Conheça a unidade da APRAESPI que faz a diferença na vida de crianças com autismo

Artigo

Por Elisabeth Fernandes 
Coordenadora do CATI

Para o desenvolvimento integral de uma pessoa com autismo, existe a necessidade de atividades adaptadas, com o objetivo de integração neurossensorial, como é realizado no CATI - Centro de Atendimento aos
Transtornos Invasivos do Desenvolvimento - da APRAESPI.

Esse trabalho é realizado através da Equipe Interdisciplinar formada por pedagogos, professores de educação física e de psicomotricidade, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. O desenvolvimento desta estimulação integrada contribui para o uncionamento do Sistema Nervoso Central e da forma como recebe e organiza a variedade de informações neurossensoriais proveniente do meio ambiente, fatores estes tão prejudicados em pessoas com autismo.

Os exercícios motores adaptados, associados a hidroterapia, psicomotricidade e estimulações em salas adaptadas de integração neurossensorial associado ao contexto pedagógico acelera o processo de aprendizagem da pessoa com autismo, a medida que auxilia e facilita a aquisiçãode habilidades, a aprendizagem e o desenvolvimento neuropsicomotor, cognitivo e emocional da criança.

Com esta forma de atuação, se torna evidente seu desenvolvimento, ocorrendo melhoras significativas nas seguintes áreas: comunicação, interação social, funcionamento cognitivo, processamento sensorial e comportamento. No autismo, cada criançaé única, e pode evoluir de formas distintas de acordo com sua gravidade e com a estimulação que recebe.

Diante da suspeita de um diagnóstico de autismo, especialistas recomendam que quanto mais cedo é o início da estimulação neurossensorial adequada, melhores são os resultados obtidos na
recuperação e no tratamento da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta a APRAESPI no Facebook